MODELAGEM DEA NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Leandro Azevedo da Silva Rosadas

Resumo


A formação do preço de venda é abordada nos cursos de economia e de administração, sob visões separadas. Discute-se, num primeiro momento, o fato de essas visões serem complementares em alguns aspectos e em outros abordarem a mesma questão com linguagens diferentes, porém conceitualmente parecidas. Além disso, procura-se propor uma nova abordagem com base em análise envoltória de dados (DEA), que pressupõe uma dinâmica competitiva e uma decisão de consumo racional. Assim, este estudo tem como objetivo discutir a formação dos preços de venda, verificando as abordagens tradicionais (da teoria econômica, da contabilidade de custos e do marketing), e propor uma nova metodologia baseada em programação matemática. Para alcançar esses objetivos, faz-se uma revisão bibliográfica dos assuntos formação do preço de venda e DEA e discute-se a modelagem proposta através de um exemplo ilustrativo.

Palavras-chave


Preço de venda; DEA; Eficiência; Programação matemática; Benchmarking.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N2ART70

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2