O PAPEL DO SPONSOR NA PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES0V0N0ART6605

Palavras-chave:

Alinhamento Estratégico da Empresa, Métodos de Priorização de Projetos, Priorização de Projetos, Papel do Sponsor, Atributos do Sponsor

Resumo

Os projetos permitem a concretização de mudanças nas empresas para o atingimento dos objetivos organizacionais, mas a restrição de recursos requer que os projetos sejam priorizados. Alguns métodos estão disponíveis para auxiliar às empresas nessa priorização e o sponsor tem papel central nesse processo. Neste contexto, este artigo tem como objetivo descrever o papel do sponsor na priorização dos projetos. A pesquisa foi feita por meio de uma abordagem qualitativa com a aplicação de entrevistas em profundidade. Foi conduzida análise por meio da técnica de codificação e utilizando o software Atlas.Ti versão 7. Com relação aos resultados verificou-se que deve haver uma relação direta entre o alinhamento estratégico, o gerenciamento de projetos e os métodos de priorização de projetos. Como contribuição esta pesquisa identificou quatro atributos desempenhados pelo sponsor na priorização de projetos, são eles: políticos, de gestão, relacionais e negociais. Sendo que os atributos políticos e negociais são mais exigidos quando não há uma transparente estratégia de priorização.

Downloads

Publicado

12/02/20