O PAPEL DO SPONSOR NA PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS

Luciana Magalhães Girardin Pimentel Rodrigues, Luciano Ferreira da Silva

Resumo


Os projetos permitem a concretização de mudanças nas empresas para o atingimento dos objetivos organizacionais, mas a restrição de recursos requer que os projetos sejam priorizados. Alguns métodos estão disponíveis para auxiliar às empresas nessa priorização e o sponsor tem papel central nesse processo. Neste contexto, este artigo tem como objetivo descrever o papel do sponsor na priorização dos projetos. A pesquisa foi feita por meio de uma abordagem qualitativa com a aplicação de entrevistas em profundidade. Foi conduzida análise por meio da técnica de codificação e utilizando o software Atlas.Ti versão 7. Com relação aos resultados verificou-se que deve haver uma relação direta entre o alinhamento estratégico, o gerenciamento de projetos e os métodos de priorização de projetos. Como contribuição esta pesquisa identificou quatro atributos desempenhados pelo sponsor na priorização de projetos, são eles: políticos, de gestão, relacionais e negociais. Sendo que os atributos políticos e negociais são mais exigidos quando não há uma transparente estratégia de priorização.


Palavras-chave


Alinhamento Estratégico da Empresa; Métodos de Priorização de Projetos; Priorização de Projetos; Papel do Sponsor; Atributos do Sponsor

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES0V0N0ART6605

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração FACES Journal

Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2