GLAMOUR OU TRABALHO ÁRDUO: SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DAS BLOGUEIRAS

Rafaela de Almeida Araújo, Tereza Cristina Batista de Lima, Luis Eduardo Brandão Paiva, Serafim Firmo de Souza Ferraz

Resumo


Este estudo objetiva investigar como acontece a socialização profissional de blogueiras, baseando-se na teoria de Hughes (1958) e Dubar (2005). Buscou-se investigar as motivações e formas de inserção profissional, verificar como a profissão é percebida, enquanto modelo idealizado e modelo real de profissão e, ainda, explorar as percepções acerca das possibilidades de carreira. Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, descritiva, realizada com entrevistas semiestruturadas junto a 15 blogueiras. Os resultados apontam que a inserção ocorreu a partir de interesses que surgiram por acompanhar outros blogs como leitora ou a partir da necessidade de escrever sobre assuntos do seu interesse. O modelo de profissão construído pela idealização de uma profissão fácil, em oposição a uma atividade real, que exige muito trabalho para conquistar público e conseguir parcerias. Finalmente, reconheceu-se que no trabalho desenvolvido com blogs demanda conhecimentos técnicos e práticos para o alcance do desenvolvimento da carreira em mídias sociais.


Palavras-chave


Socialização Profissional; Identidade Profissional; Carreira; Blogs; Mídias Sociais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N2ART6459

Apontamentos



Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2