VALUATION – UMA CONTRIBUIÇÃO MULTICRITÉRIO ÀS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Mauricio Fernandes Pereira, Marcus Vinicius Andrade de Lima, Mauricio Andrade de Lima

Resumo


O artigo apresenta um método que, sob a ótica construtivista, permite construir modelos para avaliar empresas de pequeno porte no Brasil, com base nas percepções e juízos de valor do investidor. Para tanto, este trabalho utilizou uma metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDAConstrutivista), que permitiu operacionalizar o método aqui proposto, a fi m de melhor refl etir o valor da empresa como negócio. Sob o ponto de vista das escolhas metodológicas de pesquisa, procurou se posicionar diante das diversas correntes teóricas da área de avaliação de empresas, em especial a visão construtivista no processo de apoio à decisão. Pelo estudo, concluise que o método proposto mais adequado considerou tantos os aspectos objetivos quanto os subjetivos, no processo de avaliação de empresas de pequeno porte, tratando de forma adequada com este problema complexo (que envolve múltiplos atores e objetivos confl itantes).

Palavras-chave


Apoio à decisão. Múltiplos critérios. Avaliação. Empresas de pequeno porte. Construtivismo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N2ART642

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2