ACESSANDO A REAÇÃO EMOCIONAL À PROPAGANDA POR MEIO DA ESCALA WELLS

Autores

  • Sérgio Carvalho Benício de Mello UFPE
  • Francisco Ricardo Bezerra Fonsêca UFPE
  • Arcanjo Ferreira de Souza Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Faculdade Boa Viagem (FBV)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N1ART64

Palavras-chave:

Anúncios eficientes, Competitividade, Comportamento do consumidor, Escala de Wells, Provedores de Internet.

Resumo

A competição acirrada entre provedores de Internet obriga-os a oferecerem conteúdo e serviços de melhor qualidade, para que possam enfrentar e vencer as adversidades do mercado. A propaganda tem sido considerada uma das principais ferramentas do composto mercadológico, para comunicar e diferenciar seus produtos dos da concorrência. É imprescindível que os profissionais do marketing estejam conscientes da forma como a propaganda afeta os consumidores e compreendam seu funcionamento, a fim de formular estratégias de maior efetividade. Uma das formas mais utilizadas para medir a efetividade das propagandas é a escala de Wells. Foram tomados três anúncios e entrevistadas 315 pessoas. Os resultados indicam que os anúncios tendem a enfatizar o aspecto emocional. Dos três, somente um não obteve boa avaliação dos respondentes.

Biografia do Autor

Sérgio Carvalho Benício de Mello, UFPE

Francisco Ricardo Bezerra Fonsêca, UFPE

Arcanjo Ferreira de Souza Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Faculdade Boa Viagem (FBV)

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Publicado

30/04/06

Edição

Seção

Artigos