“Eu tô voltando!”: um estudo sobre a importância dos atributos varejistas na intenção de recompra dos consumidores

Eliane Herrero, Evandro Luiz Lopes, Luiz Fernando Varotto, Luis Hernan Contrera Pinochet, Maria Cristina Tecilla

Resumo


O objetivo principal deste estudo foi identificar quais atributos varejistas explicam a intenção de recompra dos consumidores. Este framework de pesquisa se justifica dada a importância do segmento varejista para a economia brasileira e pela relativa incongruência nos resultados dos estudos conduzidos anteriormente. Para tanto, conduzimos um survey, junto a uma amostra de 802 consumidores, que mensurou a avaliação de 12 atributos varejistas, como foi proposto por Rathod e Bhatt (2014), e que foram analisados por meio de regressão linear múltipla. Os resultados indicam que a localização da loja, a política de preços praticada pelo varejista e o layout da loja avaliada explicam a maior parte da intenção de recompra. Além disso, a variedade de marcas disponível, a imagem da marca própria do varejista e o tamanho da loja também apresentaram relação positiva e significante com a intenção de compra declarada.

Palavras-chave: varejo; atributos varejistas; intenção de recompra.


Palavras-chave


varejo; atributos varejistas; intenção de recompra.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N2ART6140

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2