ESCALA DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NA ÁREA DA SAÚDE

Profa. Dra. Adriane Vieira, Patrícia Lourdes Silva, Plínio Raphael Reis Monteiro, Laura Trindade Ituassu, Fátima Ferreira Roquete

Resumo


Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever o processo de construção de uma escala para  análise das competências profissionais de gestores da área da saúde. Na etapa exploratória foi realizado um painel de especialistas. Na segunda etapa, cento e dois gestores responderam ao questionário. Para depuração da base, foi realizada a análise descritiva e multivariada dos dados. Adicionalmente, foi realizada a análise da dimensionalidade, confiabilidade e validade da escala, resultando em uma escala com 20 competências técnicas, distribuídas em cinco eixos temáticos: economia e demografia; política, planejamento e avaliação em saúde; gestão do trabalho e educação em saúde; administração e contabilidade; e metodologias estruturantes. As competências comportamentais mapeadas totalizaram 16 e foram distribuídas nos eixos: idealista/perfeccionista, artesão/negociador, prestativo/guardião, motivador/racional. 


Palavras-chave


gestão; competências; saúde; serviços; escala

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N2ART6045

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2