BLOCKCHAIN: perfil das pesquisas divulgadas em periódicos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N1ART5961

Palavras-chave:

Blockchain, Gestão, Abordagens

Resumo

A Blockchain é uma temática facilmente constatada em revistas de negócios e portais de tecnologia e destacada como uma tecnologia relevante e disruptiva para os negócios. Em seu conceito, destacam-se questões como descentralização, segurança (criptografia), confiança, automatização e publicidade das informações. Assim, no intuido de melhor situar o assunto Blockchain no contexto acadêmico, o presente estudo almeja destacar o perfil das pesquisas divulgadas em periódicos científicos sobre Blockchain, sitematizando assim as abordagens dadas a esse tema na pesquisa científica e contribuindo para a formação de agendas de pesquisa sobre o assunto. Para isso, optou-se por um estudo quantitativo, por meio de uma revisão sistemática de literatura sobre o tema Blockchain, publicados até abril de 2017. Foram estabelecidas estratégias de buscas que resultaram em uma base de 28 artigos, analisados com abordagem bibliométrica e com análise de conteúdo, definindo categorias por meio da contagem frequencial. Como resultados, destaca-se que há uma pluralidade de abordagens dada a essa temática, tendo em vista a área de conhecimento dos periódicos em que foram publicados. Além disso, esse é um tema que já possui espaço para discussão de sua aplicabilidade e pesquisas em diversos países, sendo possível destacar países como Estados Unidos, Países Baixos e Reino Unido.

Biografia do Autor

Fernanda da Silva Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contadora, graduada pela (UFRGS).

Ariel Behr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor na Faculdade de Ciências Econômicas e Escola de Administração da UFRGS.

Downloads

Publicado

23/05/19