A influência da estratégia de Patrocínio no desempenho

Autores

  • Jessica Nunes Alcântara Universidade Federal de Lavras
  • Sabrina Soares Silva Universidade Federal de Lavras
  • Francisval de Melo Carvalho Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N4ART5874

Palavras-chave:

Administração, Gestão, Negócios, Business, Management, Estratégia, Strategy,

Resumo

Neste trabalho verificou a influência da estratégia de patrocínio às indústrias esportiva e criativa sobre o desempenho das empresas brasileiras de capital aberto no período de 2007 a 2013. A amostra foi constituída de 31 empresas que tem suas ações negociadas na BM&Fbovespa e que possuem balanços sociais Ibase. A natureza do estudo é quantitativa e os dados foram coletados por meio do banco de dados Economática®, balanços sociais Ibase, relatórios administrativos, relatórios sociais e de sustentabilidade publicados anualmente pelas empresas estudadas. A técnica estatística utilizada para atender o objetivo proposto foi a regressão múltipla. Como resultado, percebeu que o patrocínio ao esporte, bem como o patrocínio à cultura, tem relação positiva com o desempenho econômico das empresas. Os resultados deste trabalho são relevantes, pois mostram a importância econômica para as empresas que adotam patrocínios as indústrias esportiva e criativa como estratégia.

Biografia do Autor

Jessica Nunes Alcântara, Universidade Federal de Lavras

  • Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Gestão de Negócios, economia e Finanças
  • Geini - DAE/UFLA, Caixa postal 3037, Lavras – MG – Brasil – CEP 37200-000
  • Telefone: (35) 3829-1930

Sabrina Soares Silva, Universidade Federal de Lavras

  • Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA      
  • Professora titular do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Gestão de Negócios, economia e Finanças
  • DAE/Ufla, Caixa postal 3037, Lavras – MG – Brasil – CEP 37200-000     
  • Telefone: (35) 3829-1456

Francisval de Melo Carvalho, Universidade Federal de Lavras

  • Doutor em Administração pela Universidade de Mackenzie  
  • Professor titular do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Gestão de Negócio, Economia e Finanças
  • DAE/Ufla, Caixa postal 3037, Lavras – MG – Brasil – CEP 37200-000       
  • Telefone: (35) 3829-1771

Downloads

Publicado

02/01/19