MERCADO IMOBILIÁRIO BRASILEIRO E COMPORTAMENTO INVESTIDOR: CONHECIMENTO E ATITUDE DE RISCO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N3ART5829Palavras-chave:
Mercado Imobiliário, Conhecimento, Atitude de Risco, Comportamento Consumidor, BrasilResumo
O presente estudo verificou a influência do nível de conhecimento e da atitude em relação ao risco percebido sobre o comportamento de investidores no mercado imobiliário brasileiro. A pesquisa em questão se caracteriza como um levantamento de caráter descritivo e em sua abordagem classifica-se como quantitativa. A amostra é do tipo não probabilística por acessibilidade, composta por 113 investidores do mercado supracitado. Para os fins deste estudo, os dados foram coletados por meio de questionários estruturados que ficaram disponibilizados online por meio da ferramenta Google doc. A análise dos dados fez uso do pacote estatístico SmartPLS 3.0. Utilizou-se ainda da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Diante dos achados, foi possível concluir que há influência significante das variáveis independentes deste estudo (atitude do investidor em relação ao risco e grau de conhecimento) sobre a dependente (comportamento consumidor). A análise do modelo estrutural salientou que estas primeiras variáveis conseguem explicar 48,2% do modelo proposto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Faces, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.