SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA E ARMÁRIO-CÁPSULA: VALORES E MOTIVAÇÕES NO CONSUMO DE VESTUÁRIO

Autores

  • Érica Maria Calíope Sobreira Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC)
  • Áurio Lúcio Leocádio da Silva Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC)
  • Pedro Felipe da Costa Coelho Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N2ART5805

Palavras-chave:

Resistência ao Consumo, Simplicidade Voluntária, Armário-Cápsula, Consumo de Vestuário, Público feminino

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar aspectos da Simplicidade Voluntária (SV) no processo de adoção do conceito do Armário-Cápsula (AC) pelo público feminino. Em uma abordagem exploratória e qualitativa, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 13 adeptas do conceito. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Os valores de SV preponderantes para a adoção do AC foram: foco no self e consciência ecológica. O conceito é adaptável, sem um número fixo de peças e intervalo de tempo de 3 meses. Percebeu-se a valorização do consumo de experiências. Tendências de consumo da SV foram incorporadas pelas entrevistadas, além dos seguintes valores: foco na sociedade, consciência ecológica, foco no self, foco nos relacionamentos, simplicidade material. 

Biografia do Autor

Érica Maria Calíope Sobreira, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC)

Mestranda em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC). Graduada em Administração pela UFC. Atuou como monitora da disciplina Administração Estratégica através do Programa de Iniciação à Docência - PID/UFC. Integrante do grupo de pesquisa Estratégias para Sociedade Sustentável, cadastrado no CNPQ, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)/UFC, sob a coordenação do Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva. Possui interesse em estudos e pesquisas na área de Administração, com foco nos temas: Marketing, Consumo, Estratégia e Sustentabilidade.

Áurio Lúcio Leocádio da Silva, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo FEA-USP(2008), mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2001), graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (1991). Professor Adjunto III do Departamento de Administração da UFC, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estratégias para Sociedade Sustentável, cadastrado no CNPQ, Ex-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC-UFC, ex-chefe do Departamento de Administração, Tem 25 anos de experiência profissional e 17 anos de experiência acadêmica na área de Administração, com 13 orientações de mestrado concluídas, 04 orientações de mestrado e 2 orientações de doutorado em andamento. Atuou em diversas Universidades, em cursos de graduação e MBA: UFPR, UNILAB, MACKENZIE, UNIFOR. Tem pesquisas publicadas em periódicos nacionais (RAUSP, Revista Brasileira de Marketing, dentre outras) e internacionais (Sustainable Development, International Journal of Bank Marketing, CIRIEC, Estudios y Perspectivas en Turismo, dentre outras) qualificados, na área de Marketing e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, sustentabilidade, consumo sustentável e políticas públicas.

Pedro Felipe da Costa Coelho, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (PPAC/UFC)

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2014), mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2016) e doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2017-2021). É membro do Grupo de Pesquisa em Cibercultura e Consumo e do Grupo Estratégias para Sociedade Sustentável, ambos CNPq. Revisor dos periódicos Consumer Behavior Review e Revista Administrativa, Contabilidade e Economia. Professor substituto da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC). Coordenador dos CSTs de Gestão Comercial, Gestão de Marketing, Gestão Financeira e Gestão de Pessoas da Faculdade de Gestão e Negócios - sede Fortaleza. Possui experiência em Administração, atuando em Estratégia Organizacional e Marketing.

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Publicado

02/07/18

Edição

Seção

Artigos