AMPLIANDO A MENSURAÇÃO DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA

Autores

  • Roosiley dos Santos Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Amelia Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Sabrina do Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N2ART5319

Palavras-chave:

Administração, Teoria do Comportamento Planejado, Intenção empreendedora.

Resumo

Resumo: A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) é reconhecida como uma teoria de base para a intenção empreendedora (IE). E o Questionário de Intenção Empreendedora (EIQ) tem sido adotado para mensurar a IE em universidades. Buscando ampliar o estudo sobre a mensuração da IE, analisou-se a IE com base na mediação da Atitude Pessoal (AP) em relação à IE, no que tange às relações com as Normas Subjetivas (NS) e com o Controle do Comportamento Percebido (CCP). Utilizaram-se procedimentos estatísticos descritivos e de Structural Equation Modeling (SEM), com mínimos quadrados parciais e modelo de caminhos PLS Path Modeling (PLS-PM). Estudantes de graduação, em duas universidades federais brasileiras, foram os respondentes. Os resultados permitiram comprovar que a AP é uma variável forte, que se fortalece em 17% a mais neste estudo, confirmando hipóteses de que CCP influencia significativamente AP; a AP tem papel mediador na relação entre CCP e IE, e para a relação NS e IE. Essa relação entre CCP e IE e de NS e IE sofre influência de AP.  

Biografia do Autor

Roosiley dos Santos Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal, atuando nos cursos de administração, ciências contábeis e sistemas de informação. Membro do Colegiado de Curso, Comissão Especial de Estágio e Núcleo Estruturante do Curso de Administração – biênio 2015-2017. Líder de grupo no diretório de grupos de pesquisa no CNPQ certificado pela UFMS com o nome de “Laboratório de Internacionalização Empresarial, Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade”. Permanece como pesquisadora em outros grupos de pesquisas na UFMS. Integrante da diretoria da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios (ANEGEPE) – biênio 2016 – 2018; Conselheira titular no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do município de Ladário (MS), representando a UFMS.

Amelia Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pós-Doutor em Ciências de La Información (Universidad Complutense de Madrid) e Pós-Doutor em Administração (FEA/USP). Professor Titular da UFSC, atuou no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), até 1998, quando se aposentou na UFSC. Prosseguindo na carreira acadêmica, atuou na Universidade Regional de Blumenau (FURB), de 1999 a 2012, onde desempenhou funções no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) e no Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Em seuida, na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), de 2011 a fevereiro de 2016, foi professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), no nível de Doutorado, e no Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE). Em março de 2016 integrou o Curso de Doutorado Acadêmico em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), contribuindo para sua aprovação e atuando na Área de Concentração em Sustentabilidade, Empreendedorismo, e Dinâmicas Territoriais, na Linha de Pesquisa em Gestão Organizacional e Empreendedorismo. E, no Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade em Organizações.  Em dezembro de 2017 voltou a conribuir como Professora Titular – Aposentada, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

Sabrina do Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 2007 a 2009, participou dos projetos seguintes núcleos de pesquisa: Núcleo de Estudos dos Recursos Intangíveis Organizacionais (NERIO);  Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA-C); Laboratório de Metodologias Multicritério em Apoio à Decisão – LabMCDA – Avaliação de Desempenho e Apoio a Decisão. Na Universidade Regional de Blumenau (FURB), foi bolsista de pesquisa do PROSUP/CAPES em tempo integral no período de 2009 a 2010, atuando nas atividades do Grupo de Pesquisa vinculado as Pesquisas em Apoio da Controladoria ao Processo Decisório da Organização. Na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), de 2012 até novembro de 2015, atuou como bolsista taxista vinculada ao PROSUP/CAPES realizando pesquisas vinculadas ao projeto de Determinantes da Ação Empreendedora Presente em Estudantes Universitários e Gestores de Empresas Incubadas. Desde fevereiro de 2014 integra a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) como docente dos cursos de graduação de Administração, Administração com Linha em Formação em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação. Atualmente é Coordenadora do curso de graduação em Ciências Contábeis e Coordenadora de Pesquisa dos cursos de Ciências Contábeis e Administração na Linha de Comércio Exterior. Nesta universidade, participa do Centro de Gestão e Empreendedorismo (CGE) no desenvolvimento de projetos na área. 

Downloads

Publicado

02/07/18

Edição

Seção

Artigos