MARKETING DE INFORMAÇÕES PARA O VAREJO: O MÉTODO ZAPROS-LM

Geraldo Luiz Veiga Rodrigues, Luiz Flavio Monteiro Autran Gomes

Resumo


Este artigo mostra, através de um caso real, como o uso de um método formal de apoio à tomada de decisão pode tornar mais efetiva a administração de marketing para o varejo. A organização objeto do estudo foi numa entidade tradicional da cidade do Rio de Janeiro, que atua como um grande banco de dados do varejo, utilizado por empresas comerciais da região. Utilizou-se aqui o método ZAPROS-LM, da Análise Verbal de Decisões. Os resultados globais deste estudo mostram que a adoção de tal método pode enriquecer significativamente o processo de administração em marketing de uma organização que armazena e dissemina informações do setor de varejo.

Palavras-chave


Decisões multicritério. Varejo. Marketing. Sistemas de informações. Apoio multicritério à decisão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N1ART527

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2