PROCESSO DE ESTRATÉGIA DE MARKETING - A CRIATIVIDADE COMO UM DOS SEUS RESULTADOS.

Autores

  • Ana Maria Machado Toaldo Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Bins Luce Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N1ART526

Palavras-chave:

Criatividade. Estratégia. Marketing.

Resumo

Esta pesquisa enfoca o tema estratégia de marketing, estudando a repercussão do processo de estratégia na criatividade dos indivíduos da organização. Propõe-se a verificar se as ações desenvolvidas para formular e implementar estratégias de marketing resultam em criatividade na organização. Para atingir tal objetivo, elaborou-se um método que envolve duas etapas: uma, exploratória, outra, descritiva. A exploratória, a partir de entrevistas com executivos, busca compreender a relação entre criatividade e o processo de formação da estratégia de marketing, definindo os elementos para medir criatividade com a estratégia de marketing. A etapa descritiva constitui-se de pesquisa em 200 empresas com a finalidade de verificar a existência de criatividade com a formulação e implementação da estratégia de marketing. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou que o processo da estratégia de marketing motiva criatividade e ações inovadoras nos indivíduos, resultando em mudanças na organização.

Biografia do Autor

Ana Maria Machado Toaldo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Programa de
Pós-graduação em Administração
da Universidade Federal do Paraná

Fernando Bins Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração de
Empresas pela Michigan State University, EUA.
Professor do Programa de
Pós-graduação em Administração da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

30/03/11

Edição

Seção

Artigos