INOVAÇÃO EM EMPRESAS MINEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Allan Claudius Queiroz Barbosa Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Daniel Paulino Teixeira Lopes Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Élida Patrícia Souza Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Glauciene Silva Martins Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) & Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES%25YV%25vN%25iART5002

Palavras-chave:

Inovação Tecnológica, Inovação Organizacional, Setor de Tecnologia da Informação, Serviços Intensivos em Conhecimento, Minas Gerais

Resumo

Os avanços nas pesquisas sobre serviços intensivos em conhecimento têm sido notáveis, principalmente no que se refere ao conceito de inovação e aos aspectos que sustentam os distintos processos inovativos nesses setores. Com vistas ao esclarecimento dessas diferenças, o objetivo deste estudo é analisar a inovação nas empresas mineiras de Tecnologia da Informação (TI), indo além das variáveis avaliadas na PINTEC e abarcando elementos ligados a estrutura, processos, gestão e recursos humanos. A discussão teórica abrange a inovação e sua importância ao desenvolvimento econômico e social, bem como características do processo inovativo em TI, inovação organizacional e recursos humanos. Baseando-se na realização de um survey em 44 organizações, conclui-se que elas inovam em diversas frentes, possuem equipes qualificadas e dão importância estratégica à inovação, embora não a tenham perfeitamente estruturada e gerenciada. Isso sinaliza possíveis estratégias necessárias ao apoio à inovação nesse setor em Minas Gerais.

Biografia do Autor

Allan Claudius Queiroz Barbosa, Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular da UFMG, onde leciona desde 1993. Pós-Doutorado pelo ISEG/Universidade de Lisboa (2005/2006) e Estudos de Especialização em Competências pelo International Labour Organization (ILO), Italia (1999/2000). Doutor em Administração (USP, 1995), Mestre em Administração (UFMG, 1989) e Graduado em Economia (PUC/MG, 1985). Professor Afiliado da Universidade do Porto desde 2010 e Pesquisador Associado do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto desde 2009. Investigador Associado do SOCIUS/ISEG/Universidade de Lisboa desde 2012. Coordenador do Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais (Nig.one/UFMG) e do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da FACE/UFMG. Membro do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (OPAS/MS/Abrasco). Editor da Revista Gestão e Sociedade e Membro do Conselho Editorial da RAC e da Revista de Administração da UFSC e do Corpo Editorial Científico da RAE-eletrônica. Parecerista e/ou membro de comitês editoriais de revistas cientificas e encontros acadêmicos (Academy of Management, IberoAmerican Academy of Management, European Academy of Management/EURAM, CRITEOS, IFBAE, International Conference on Managing Services in the Knowledge Economy, International Society for Third-Sector Research (ISTR), Family Enterprise Research Conference (FERC), INNOVAR Journal, Revistas de Administraçao da UFSC e UFLA, O&S, Revista de Administração Contemporânea da ANPAD (RAC), ReAD (UFRGS), GESTÃO.Org - PROPAD/UFPE, Revista Produção da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), RAUSP, BASE, The International Journal of Human Resource Management, Human Resources of Health e Ciência & Saúde Coletiva). Atuou na Administração Universitária da UFMG (Presidente da FUMP por duas vezes, Pró-Reitor Adjunto de Recursos Humanos, Coordenador e Vice-Coordenador de Pós-Graduação e Coordenador do Doutorado em Administração). Foi Editor da RAE edição especial Minas Gerais (2004/2005/2006) e Editor Associado da RAE. Foi coordenador de área temática de Recursos Humanos da ANPAD nos biênios 1997/1998, 2005/2006 e 2007/2008 e membro da Comissão Científica do 11o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (2015). Realizou 03 supervisões de Pós-Doutorado, orientou e co-orientou 16 teses de doutorado (duas co-orientações) e 46 dissertações de mestrado (06 co-orientações) até a presente data.

Daniel Paulino Teixeira Lopes, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Daniel é bacharel, mestre e doutor em Administração pela UFMG. Desde 2014, trabalha como professor efetivo de Estratégia e Empreendedorismo no CEFET/MG. Também atua como Coordenador Geral de Transferência de Tecnologia e Gerente da Nascente Incubadora de Empresas. Coordena o Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Trabalhou em organizações como Governo de Minas, IBM Brasil, Telemar/Oi, Banco do Brasil e Câmara Americana de Comércio. Vivenciou experiências profissionais e acadêmicas na Inglaterra, Argentina, Costa Rica, Portugal e China. Foi Empreendedor Público do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de MG, atuando como gerente de projeto e avaliador de políticas públicas. Foi Chefe do Departamento de RH do Hospital Governador Israel Pinheiro. Foi consultor do Sebrae/MG para as soluções de Estratégias Empresariais. Foi Professor Substituto de Administração na FACE/UFMG, Professor Convidado de Gestão Estratégica em Telecomunicações no DCC/UFMG e Professor Convidado da Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas no Senac/MG. Foi assistente editorial da Revista Gestão e Sociedade entre 2015 e 2017. Suas áreas de interesse são estratégia, inovação, empreendedorismo e gestão de recursos humanos.

Élida Patrícia Souza, Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora e mestre (2014) em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). Psicóloga (2010) formada na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Possui experiência em consultoria de recursos humanos, orientação profissional, pesquisa e docência em disciplinas nas áreas de Psicologia, Administração e afins.

Glauciene Silva Martins, Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) & Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Lidera nesta instituição o Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE) e também é co-tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) de Administração. Doutora e mestre em Administração (UFMG). Possui graduação em Administração pela UFMG (2007). Fez pós-graduação em Controladoria e Finanças na UFMG (2008). Tem experiência nas áreas de Administração geral, Planejamento Estratégico, Custos e Análise de Projetos. Desenvolve projetos nas áreas de Inovação, Empreendedorismo, Recursos Humanos e Estratégia.

Downloads

Publicado

02/07/18

Edição

Seção

Artigos