RELAÇÃO ENTRE ESTILO GERENCIAL E CAPACIDADE ORGANIZACIONAL PARA MUDANÇA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UMA EMPRESA DO SETOR DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS

Autores

  • Katiuscia Schiemer Vargas Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Terry Rosado Maders
  • Tatiane de Andrade Neves Horbe Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N1ART4617

Palavras-chave:

Mudança Organizacional. Capacidade Organizacional para Mudança. Estilo Gerencial.

Resumo

O estudo busca investigar a relação entre o estilo gerencial e os fatores que facilitam ou dificultam a mudança organizacional. Para tanto, a pesquisa tem caráter descritivo, quantitativo, utilizando como delineamento de pesquisa um estudo de caso. A amostra foi composta por 307 colaboradores de uma empresa que vivenciou/está vivenciando processos de mudança. Os resultados demonstraram que, segundo a percepção dos colaboradores, a maioria dos gerentes possui estilo gerencial orientado para a tarefa e, de modo geral, a empresa possui baixa capacidade para efetuar mudanças. Por fim, os resultados das correlações permitem inferir que os estilos gerenciais relacionam-se com os mesmos construtos dos fatores que compõem a capacidade organizacional para mudança. Ou seja, independentemente do foco de atuação do gerente ser orientado às tarefas e resultados, voltado para as relações interpessoais ou se adequar conforme o contexto da situação, a influência sobre a capacidade para mudar é a mesma.

Biografia do Autor

Katiuscia Schiemer Vargas, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Santana do Livramento/RS. Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Tatiane de Andrade Neves Horbe, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

14/03/18

Edição

Seção

Artigos