CAPACIDADES DINÂMICAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS: UM ESTUDO EM IES PRIVADAS BRASILEIRAS

Autores

  • Mônica Maier Maier Giacomini Universidade Federal do Paraná - PPGADM
  • Karine Francisconi Chaerki Universidade Federal do Paraná - PPGADM
  • Gutemberg Ribeiro Universidade Federal do Paraná - PPGADM
  • José Roberto Frega Universidade Federal do Paraná - PPGADM

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N3ART4191

Palavras-chave:

Administração, Negócios, Estratégia

Resumo

Um setor pouco explorado na literatura de Capacidades Dinâmicas é o setor educacional na área privada, e investigá-lo pode contribuir na compreensão de quais fatores alavancaram seu crescimento e inovação num ambiente altamente competitivo. Este estudo oferece um modelo com o objetivo de examinar o impacto da colaboração na inovação em serviços através de processos das capacidades dinâmicas em Instituições do Ensino Superior (IES) no setor privado, e se esses processos desenvolvidos resultam em competitividade no setor educacional. A abordagem deste estudo é quantitativa, realizada por meio de uma survey.  Obteve-se uma amostra de 223 IES dentre uma população de 2.099 instituições de IES privadas brasileiras. Verificou-se que em um ambiente dinâmico, o valor potencial das Capacidades Dinâmicas permite que as IES renovem e reconfigurem suas Capacidades Colaborativas e apresentem novas configurações que possam melhor ajustar às condições ambientais diante de mudanças.

Downloads

Publicado

26/09/17

Edição

Seção

Artigos