FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO: PERSPECTIVAS E CONSEQUÊNCIAS

Autores

  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Teresa Geraldo Carvalho Universidade de Aveiro - CIPES
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco – Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N4ART4189

Resumo

O trabalho buscou analisar como professores de uma universidade federal brasileira percebem o papel que as políticas públicas e organizacionais têm na formação dos academic-managers. Argumenta-se que diante dos papeis-chave que os professores-gestores desempenham nas instituições de ensino superior, entende-se que há necessidade de políticas públicas (PP) e políticas organizacionais (PO) voltadas a formação desses atores. A investigação, baseada num estudo de caso, adotou uma perspectiva qualitativa e os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores-gestores do nível estratégico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Em resposta ao objetivo geral desta pesquisa, os dados mostraram que os professores nesta universidade percebem uma lacuna de PPs e POs que os prepare para desempenhar o papel de gestor e apontam a temporalidade do papel de gestor, a priorização dos papéis de professor e de pesquisador sobre o de gestor, como possíveis entraves ao desenvolvimento de tais políticas. 

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Publicado

26/12/17