ASPECTOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CONTROLE GERENCIAL

Autores

  • Cleyton de Oliveira Ritta Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N3ART4154

Palavras-chave:

Controle Gerencial, Contabilidade Gerencial, Pesquisa Científica, Bibliometria.

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é avaliar aspectos da produção científica sobre controle gerencial na perspectiva da contabilidade gerencial nos periódicos internacionais da base de dados da Web of Science, disponíveis até 2014. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa por meio de estudo bibliométrico. Os procedimentos de coleta resultaram em 32 artigos disponíveis em 8 periódicos. Os resultados da pesquisa mostraram que: maioria dos artigos foi do tipo empírico e de natureza exploratória. O foco das pesquisas tem como temas a funcionalidade de artefatos contábeis e da estrutura do sistema de controle gerencial. A teoria da Contingência foi a principal base teórica do constructo dos artigos. Conclui-se que as pesquisas sobre controle gerencial possuem amplo campo de assuntos para futuras pesquisas. Os fenômenos organizacionais contemporâneos e as novas estruturas organizacionais demandam por estudos exploratórios para compreender a função do sistema de controle gerencial na condução dos negócios.

Biografia do Autor

Cleyton de Oliveira Ritta, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorando em Ciências Contábeis (FURB). Mestre em Contabilidade (UFSC). Professor do Curso de Ciências Contábeis (UNESC).

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Contabilidade (Universidade de Valência -Espanha) homologado USP. Professor do Programa de Pós-Graduação Contabilidade (UFSC)

Downloads

Publicado

26/09/17

Edição

Seção

Artigos