PROPENSÃO DOS CONSUMIDORES AO USO DE SERVIÇOS DE PAGAMENTO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autores

  • Luis Hernan Contreras Pinochet Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Priscila Melo de Albuquerque Mota Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N3ART4090

Palavras-chave:

serviço de pagamento, dispositivos móveis, disrupção, tecnologia, consumidor.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a propensão do consumidor ao uso de serviços de pagamentos em dispositivos móveis a partir dos construtos: confiança, facilidade de uso percebida, utilidade percebida, inovação pessoal e autoeficácia. O modelo adaptado a este estudo foi proposto por Duane, O’ Reilly, e Andreev (2014). A pesquisa utilizou abordagem quantitativa com o apoio da técnica de coleta de dados do tipo survey em corte transversal único, obteve-se os dados oriundos de 365 respondentes que foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais – MEE. Os resultados obtidos demonstraram que todas as hipóteses foram validadas no modelo. O construto autoeficácia, que apesar de influenciar a propensão ao uso de pagamento em dispositivos móveis, apresentou menor carga, dado que a maior parte dos participantes,  por pertencerem a grupos de jovens usuários, caracterizam-se por viverem numa “nowconomy”, isto é, a busca pelo imediatismo, reduzindo assim, o tempo de utilização das novas tecnologias.

Biografia do Autor

Luis Hernan Contreras Pinochet, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Professor do Departamento de Administração da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Priscila Melo de Albuquerque Mota, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Aluna de Graduação do Curso de Administração da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Evandro Luiz Lopes, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Professor do Departamento de Administração da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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Publicado

26/09/17

Edição

Seção

Artigos