Torcedor-Consumidor: Fatores que Afetam a Adoção do Programa Sócio-Torcedor

Leandro de França Pereira, Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Jorge Brantes Ferreira, Cristiane Junqueira Giovannini

Resumo


Este estudo busca entender os efeitos da identificação com o time (IDT) e dos atributos das inovações (Rogers, 2003) sobre a atitude e intenção de adoção do consumidor com relação aos Programas Sócio Torcedor promovidos por clubes de futebol brasileiros. Para testar o modelo proposto foi realizado um levantamento com 346 consumidores, com os dados obtidos sendo analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados sugerem que a identificação com o time, vantagem relativa e valor são fatores que exercem forte influência na atitude e na intenção de adoção do Programa Sócio Torcedor pelo consumidor.


Palavras-chave


Futebol; Inovação; Comportamento do Consumidor; Identificação com o Time; Intenção de Adoção.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N3ART4086

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2