Torcedor-Consumidor: Fatores que Afetam a Adoção do Programa Sócio-Torcedor

Autores

  • Leandro de França Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Cristiane Junqueira Giovannini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N3ART4086

Palavras-chave:

Futebol, Inovação, Comportamento do Consumidor, Identificação com o Time, Intenção de Adoção.

Resumo

Este estudo busca entender os efeitos da identificação com o time (IDT) e dos atributos das inovações (Rogers, 2003) sobre a atitude e intenção de adoção do consumidor com relação aos Programas Sócio Torcedor promovidos por clubes de futebol brasileiros. Para testar o modelo proposto foi realizado um levantamento com 346 consumidores, com os dados obtidos sendo analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados sugerem que a identificação com o time, vantagem relativa e valor são fatores que exercem forte influência na atitude e na intenção de adoção do Programa Sócio Torcedor pelo consumidor.

Biografia do Autor

Leandro de França Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing na PUC-Rio (2014).

Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Pesquisador das áreas de marketing, comportamento do consumidor e comunicação, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Administração pelo COPPEAD/UFRJ (2010), Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (2005) e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (2002). Professor Adjunto e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio. Interesses de Pesquisa: Marketing Digital, Marketing de Relacionamento, Difusão de Inovações, Aceitação de Tecnologia, Data Mining, Métodos Quantitativos aplicados ao Marketing.

Cristiane Junqueira Giovannini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Administração de Empresas na PUC-Rio. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing na PUC-Rio (2014). Professora de graduação no Ibmec e professora de cursos de extensão na PUC-Rio. Interessada nas seguintes áreas de pesquisa: confiança e satisfação do consumidor, marketing online e móvel, difusão de inovações, relacionamento com o cliente e sistemas virtuais de aprendizagem. Especializada em Educação a Distância pelo EAD-SENAC/RJ (2012). Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).

Downloads

Publicado

26/09/17

Edição

Seção

Artigos