AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: PROPOSTA DE MÉTODO MULTIDIMENSIONAL

Marco Antonio Silveira, Giovanna Garrido, Victor Prochnik, José Osvaldo De Sordi

Resumo


Este trabalho descreve um método para avaliação da estratégia organizacional baseado em três atributos da conceituação de Slack, Chambers, Harland et al. (1997), e em três dimensões analíticas, a saber, enfoque estratégico, formalização da estratégia e sua implantação. Integraram-se diferentes modelos visando avaliar a estratégia e os atributos relacionados, inclusive através da associação de coeficientes numéricos associados a cada dimensão analítica. É apresentado parte de um estudo realizado com 45 indústrias do interior paulista visando identificar a inserção da questão ambiental na estratégia; isso requereu mais duas dimensões analíticas, às quais foram associados dois outros coeficientes. Nos grupos estratificados, por porte e setor, os menores valores foram para as três dimensões que demandam maiores recursos. Identificou-se a existência de correlação linear positiva entre o faturamento das empresas e quatro das dimensões de avaliação; para o número de funcionários só existem evidências de correlação significativa com as duas dimensões ligadas à questão ambiental. O método mostrou-se útil por estruturar um procedimento analítico e permitir o uso de técnicas quantitativas no estudo da estratégia organizacional.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N2ART4039

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração FACES Journal

Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2