Rivalidade competitiva e sistemas de ERP: estudo em pequenas e médias empresas

Renato Borges Fernandes, Guilherme André Braga, Bruna Suelen Martins, Custódio Genésio da Costa Filho, Luiz Marcelo Antonialli, Ronaldo Pereira Caixeta

Resumo


O objetivo deste estudo foi o de analisar a relação entre dimensões estratégicas auxiliadas por sistemas ERP e a rivalidade competitiva, em pequenas e médias empresas. Para consecução do objetivo, foi conduzido um survey a gestores de pequenas e médias empresas do município de Patos de Minas, pelo qual foram avaliadas as dimensões de clientes e consumidores, fornecedores, mercado, eficiência e eficácia organizacional e eficiência interorganizacional e suas relações com a rivalidade competitiva. Para a análise, foi utilizada a modelagem de equações estruturais, pelo método de mínimos quadrados parciais (PLS), realizando-se a validação dos modelos de mensuração e estrutural e, posteriormente, a análise dos coeficientes de caminho. Os resultados apontaram relação positiva entre todas as dimensões estratégicas avaliadas, com elevada relação com as dimensões clientes e consumidores e eficiência e eficácia organizacional e leve relação com a dimensão mercado. Observa-se que os sistemas de ERP, em pequenas e médias empresas, contribuem para dimensões mais endógenas e próximas da organização do que exógenas, sustentando a tese de necessidade de maturidade das organizações para se alcançar benefícios estratégicos com o uso de tecnologias da informação.


Palavras-chave


Rivalidade competitiva; Sistemas integrados de gestão; Estratégia empresarial; Pequenas e médias empresas; Modelos de equações estruturais

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N2ART4023

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2