O perfil do trabalhador do conhecimento na percepção do gênero

Autores

  • Valéria Macedo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/UFRJ http://orcid.org/0000-0002-9874-3333
  • Neusa Maria Bastos F. SANTOS
  • Belmiro do Nascimento JOÃO
  • André Saito

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N1ART3899

Palavras-chave:

gênero, tipologia, trabalhador do conhecimento, TICs, P&D

Resumo

Baseado no  estudo da tipologia de papéis do trabalhador do conhecimento de Reinhardt et al (2011), este artigo aborda ações realizadas por estes profissionais, por papel e gênero, durante as suas rotinas nas organizações intensivas. Participaram da pesquisa 44 pesquisadores e docentes atuantes em centros de ensino e institutos de pesquisas brasileiros na área de biotecnologia e de ciência da computação. A coleta de dados foi realizada com questionário on-line e a análise de dados, empregou-se método quantitativo. Os resultados demonstraram que o papel mais importante para ambos os gêneros, masculino e feminino, foi o de Recuperador, com 31 respostas (74%); seguido pelo Networker,  com  24 respostas (57%). Todavia, ao analisar o segundo papel mais importante por gênero obteve-se resultado distinto.  Ao aplicar o teste paramétrico, test t para amostras independentes identificou-se que a variável Tipo de Profissional para os papéis Compartilhador e Solucionador resultaram do test t, respectivamente, 0,0287 e 0,0395; e para a variável Uso de Aplicativo, o papel de Linker resultou 0,04 no test t.  Os resultados inferiores  ao valor limiar de 0,05 demonstram que a hipótese nula foi rejeitada e há indícios de diferenças de gêneros nos papéis dos trabalhadores do conhecimento. Considerando a limitação do estudo, compreender o perfil do trabalhador do conhecimento e suas diferenças na dinâmica de trabalho, desde a criação e até os processos da gestão do conhecimento beneficiam as organizações que buscam se adaptar continuamente as novas formas de trabalho, impactar a produtividade e promover vantagem competitiva no mercado.

Biografia do Autor

Valéria Macedo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/UFRJ

Doutoranda de Ciência da Informação do Instituto Brasileiro em Informação, Ciência e Tecnologia / UFRJ (inicio março/2016)

Mestre em Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013-2015)

Coordenadora de Educação do Mercado Financeiro no Insituto Educacional da BM&FBovespa/SP (2000-2014)

Downloads

Publicado

07/04/17

Edição

Seção

Artigos