A PRODUÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO DE RISCOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS NO PERÍODO ENTRE 2005 E 2014

Autores

  • Ana Letícia Toloni Matos Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Valdir Antonio Vitorino Filho Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Capivari
  • Valéria Rueda Elias Spers Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Silvio Roberto Ignácio Pires Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N1ART3647

Palavras-chave:

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Riscos, Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos, Bibliométrico, Produção Acadêmica

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção acadêmica internacional sobre gestão de riscos na cadeia de suprimentos (Supply Chain Risk Management – SCRM) abordadas em periódicos internacionais indexados na base de dados do ISI Web of Knowledge. Trata-se do primeiro artigo bibliométrico sobre o tema, no Brasil. A pesquisa pretende contribuir auxiliando pesquisadores da área e futuros pesquisadores interessados no tema com um panorama sobre estudos já realizados. Além disso, possibilitando a identificação de lacunas que possam se transformar em oportunidades de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento sobre o tema. A pesquisa avaliou publicações no período entre 2005 e 2014, utilizando-se de técnicas bibliométricas para identificar questões como ano de publicação, periódicos, autores, áreas de pesquisa e artigos mais citados. No total, a pesquisa investigou 42 artigos. Os resultados da pesquisa mostram principalmente que (a) as publicações sobre o tema vêm crescendo; (b) não existe concentração de publicações em poucos periódicos; (c) não existe concentração de autores com vários artigos publicados sobre o tema; (d) há predominância nas áreas de pesquisa em que os artigos se enquadram; e (e) artigos publicados no ano de 2008 estão entre os mais citados. Esta pesquisa se limita pelo horizonte de tempo analisado e pela escolha de uma base de dados internacional, não abrangendo, portanto, a totalidade das pesquisas desenvolvidas sobre o tema. Sugere-se a elaboração de pesquisas que ampliem o horizonte e se utilizem de outras bases que poderiam proporcionar resultados complementares sobre o tema. 

Biografia do Autor

Ana Letícia Toloni Matos, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutorando em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Valdir Antonio Vitorino Filho, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Capivari

Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Atua como professor EBTT na área de gestão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Capivari.

Valéria Rueda Elias Spers, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Silvio Roberto Ignácio Pires, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Downloads

Publicado

07/04/17

Edição

Seção

Artigos