INFLUÊNCIA DO ESTILO DE LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO E CONFLITOS INTERPESSOAIS EM EMPRESAS FAMILIARES

Autores

  • Juliane Ruffatto Faculdade Meridional - IMED
  • Jandir Pauli Faculdade Meridional - IMED
  • Augusto Rafael Ferrão Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2017V16N1ART3616

Palavras-chave:

Empresas familiares, Liderança, Estilo de liderança, Motivação, Conflitos

Resumo

As empresas familiares possuem grande representatividade no cenário econômico atual. Sua gestão, geralmente sob a responsabilidade de membros da família fundadora, possui uma complexidade maior, em razão da necessidade de separação entre as questões familiares e a estratégia do negócio. O objetivo deste estudo é analisar a interferência do estilo de liderança em empresas familiares, evidenciando sua influência na motivação dos colaboradores e no surgimento de conflitos interpessoais na organização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa empírica quantitativa- descritiva, com aplicação de questionários a 156 colaboradores de 9 empresas familiares da região de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos por meio da análise de regressão mostram que a motivação está significativamente relacionada com a liderança. Quanto aos conflitos intergrupais, embora ele esteja presente nas organizações familiares, este não está significativamente relacionado com a atuação do líder.

Biografia do Autor

Juliane Ruffatto, Faculdade Meridional - IMED

Possui graduação em Administração (UPF) e Especialização em Gestão Empresarial (IMED). Atualmente é Mestranda em Administração (PPGA-IMED) e membro do grupo de pesquisa Estudos Organizacionais Contemporâneos(IMED/CNPq). Atua em pesquisas com os seguintes temas: Estudos críticos em Gestão de Pessoas, Carreiras, Mercados, Comportamento do Consumidor.

Jandir Pauli, Faculdade Meridional - IMED

Pós-doutorado em Sociologia Econômica pela Université Paris IV - Sorbonne, Doutorado em Sociologia pela UFRGS com estágio doutoral na Université Paris IV - Sorbonne, Mestrado em Sociologia pela UFRGS, Licenciado em Filosofia pela UPF e Bacharel em Filosofia pelo IFIBE. Desde 2006 é Professor Titular III na Faculdade Meridional (IMED) com atividades na graduação, MBAs e no programa de pós-graduação stricto sensu em Administração, onde ocupa, atualmente, a função de vice-coordenador. Como pesquisador, atua nos grupos de pesquisa CNPq: "Estudos Organizacionais Contemporâneos" (PPGA-IMED), "Trabalho na sociedade contemporânea" (PPGS-UFRGS) e no "Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho" (UPF). Em suas pesquisas desenvolve temas relacionados ao comportamento humano nas organizações, sociologia do trabalho e sociologia econômica.

Downloads

Publicado

07/04/17

Edição

Seção

Artigos