ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Bruno Ribas Silveira, Elvis Silveira-Martins

Resumo


A orientação empreendedora (OE) é fonte de análise das estratégias formuladas pelos tomadores de decisões em relação ao empreendedorismo. Neste contexto, objetiva-se nesta pesquisa contribuir com pesquisadores e gestores mapeando as pesquisas científicas sobre orientação empreendedora publicadas nos periódicos nacionais e internacionais. O procedimento metodológico alicerçou-se na técnica de pesquisa bibliométrica - exploratória e descritiva. Foram identificados 350 artigos, sendo que após a aplicação dos filtros metodológicos, 112 foram analisados, compreendendo um espaço temporal entre 2003 e 2015. Os dados foram analisados com o auxilio dos softwares, Excel, UCINET e NetDraw. O periódico Entrepreneurship Theory and Practice destaca-se com o maior número de trabalhos publicados sobre OE. As redes de pesquisa com maior número de laços é a composta por William Wales e pelas instituições Ball State University e Lulea Univeristy of Technology. O autor mais citado é Covin, no entanto, o trabalho mais citado é de Lumpkin e Dess.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N4ART3588

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração FACES Journal

Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2