INFORMAÇÃO E QUALIDADE NA COMPRA DE CARNE BOVINA

Marcia Dutra de Barcellos

Resumo


As transformações ocorridas na economia mundial nos últimos anos têm se refletido no comportamento do consumidor de alimentos, particularmente em relação ao seu processo decisório de compra. A crescente preocupação com o consumo de produtos de origem animal, em especial de carne bovina, posicionou a qualidade como um diferencial competitivo. Nesse sentido, informar ao consumidor sobre a qualidade do produto torna-se um desafio. Em carne bovina, a qualidade pode ser inferida pelas características intrínsecas do produto (cor, sabor, aroma), mas também pelas informações disponibilizadas. Este artigo objetiva, então, identificar o grau de importância de informações diretamente relacionadas à qualidade de carne bovina, a partir de uma amostra de 400 consumidores. Além disso, utilizando-se a estatística multivariada através da análise fatorial, foram identificados fatores relacionados à informação como indicadores de qualidade. Os resultados sugerem que os consumidores em Porto Alegre apresentam interesse por informações ainda não disponibilizadas pelos fornecedores de carne bovina, sinalizando que a oferta não está em acordo com a demanda. Assim, o produto oferecido no mercado não fornece elementos suficientes para que o consumidor possa inferir sobre sua qualidade, com base nas informações disponíveis.

Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Qualidade; Informação; Compra de carne bovina

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2004V3N2ART35

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2