USO FIEL DA FENOMENOLOGIA: UM FENÔMENO RARO?

Irene Raguenet Troccoli

Resumo


A fenomenologia pode ser entendida como filosofia ou como método. Enquanto método, é útil na pesquisa organizacional e de consumo, já que possibilita a compreensão de questões intrincadas que podem não estar implícitas de forma imediata em respostas superficiais. Contudo, há consenso de que não se trata de algo trivial. Lançando mão de amostra de artigos de Administração extraídos da base Spell, esse artigo qualitativo, caracterizado como levantamento bibliográfico quanto aos meios e descritivo-exploratório quanto aos fins, investiga até que ponto os pesquisadores dessa área de fato utilizam corretamente o método fenomenológico em pesquisas empíricas. Sua conclusão é de que, além de poucos serem os artigos que se dizem fenomenológicos, uma proporção diminuta deles de fato cumpre as exigências para assim se qualificar. Reflexões são realizadas a respeito desse resultado, e novas pesquisas são sugeridas.

Palavras-chave


Pesquisa organizacional; Fenomenologia; Métodos de pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N3ART3451

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2