COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE REFRIGERANTES: FONTES DE INFORMAÇÃO E ATRIBUTOS IMPORTANTES PARA A DECISÃO DE COMPRA

Juliana Maria Magalhães Christino, Gustavo Quiroga Souki

Resumo


O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de conhecer o comportamento de compra dos consumidores de refrigerantes com ênfase para as fontes de informação utilizadas e os atributos considerados importantes para a sua decisão de compra. Para tanto, foi realizado levantamento do tipo survey, de natureza descritiva, baseado em corte transversal, com variáveis quantitativas, totalizando 400 entrevistas pessoais nas diferentes regiões administrativas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Verificou-se que a maior parte dos entrevistados escolhe o refrigerante a comprar com base em experiências anteriores. Todavia, observou-se a existência de influências pessoais na escolha dos produtos. No que tange aos atributos do refrigerante, constatou-se que a sua qualidade, o sabor, a limpeza da embalagem, a disponibilidade do produto no ponto-de-venda, o preço, o prazo de validade, a praticidade da embalagem, o fato de o produto não fazer mal, nessa ordem, são os atributos considerados mais importantes pelos consumidores entrevistados em sua decisão de compra. Com base nos resultados obtidos na pesquisa e no modelo proposto por Engel, Blackwell e Miniard (2000), tornou-se possível propor um modelo que objetiva contribuir com os estudos sobre comportamento do consumidor de refrigerantes.

Palavras-chave


Comportamento do consumidor; refrigerantes

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2004V3N2ART34

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2