IMPACTOS DO BÔNUS DEMOGRÁFICO PARA GESTÃO DE PESSOAS

Autores

  • Dalila Alves Corrêa Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Wesley Antonio Gonçalves Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Ana Luiza Lima dos Santos Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP'
  • Arsênio Firmino de Novaes Netto Faculdade Atenas

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N3ART3347

Palavras-chave:

Bônus demográfico, Transição demográfica, Crescimento econômico, Gestão de Pessoas, População produtiva,

Resumo

Bônus demográfico é um termo que demarca o momento em que a estrutura etária da população produtiva de um país mostra-se plenamente favorável para se alavancar o crescimento econômico. Assim, o estudo objetivou-se aprofundar o conhecimento referente a esse fenômeno, direcionando-o ao campo da gestão, em específico, a investigação de suas repercussões relativas as empresas brasileiras e suas implicações para a gestão de pessoas. O intuito foi identificar as ações estratégicas desta gestão para lidar com fenômenos pertinentes a configuração das pessoas em contexto de trabalho. Para alcançar o propósito, foi realizada pesquisa bibliográfica nos periódicos Qualis/Capes da área de Administração, correspondente ao período de 2000-2014, bem como em outras. Como principal resultado, destaca-se a importância de compreender as relações que este fenômeno gera em termos de desafios a serem enfrentados pela gestão púbica e pelas empresas produtoras e prestadoras de serviços, em especial a gestão de pessoas. 

Biografia do Autor

Dalila Alves Corrêa, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutora em Administração pela FEA-USP - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela EAESP-FGV - Escola de Administração do Estado de São Paulo Fundação Getulio Vargas. Graduada em Administração de Empresas pela PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora do Núcleo Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas - GEOGEP. Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento do Capital Humano da Faculdade de Gestão e Negócios/ UNIMEP. Área de atuação profissional: ensino e pesquisa na pós-graduação (strito sensu e lato sensu). Ensino, pesquisa e extensão da graduação em Administração. Principais temas de sua produção bibliográfica: gestão de pessoas; comportamento humano nas organizações; gestão da diversidade; trabalho e gerações; conhecimento e aprendizagem organizacional; capital humano, identidade organizacional, pesquisa qualitativa em Administração.

Wesley Antonio Gonçalves, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Doutorando em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Professor efetivo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, "afastado das atividades do cargo para dedicação aos estudos". Pesquisador - CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas - GEOGEP. Atualmente envolvido no projeto de pesquisa características determinantes do conceito de valor agregado adaptável ao sistema de remuneração e recompensas.

Ana Luiza Lima dos Santos, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP'

 Bolsista do Programa Brasileiro de Iniciação Científica - PIBIC. Graduanda em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios, da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.


Arsênio Firmino de Novaes Netto, Faculdade Atenas

Possui doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2003); mestrado em Administração Escolar (1994) e graduação em Direito (1984), ambos pela UNIMEP; diretor geral/reitor do Instituto Metodista Granbery (1993-2000), em Juiz de Fora/MG; fundador da Faculdade Metodista Granbery. Vice-reitor administrativo da UNIMEP (2003-2006); professor de Tempo Integral do Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios - FGN, da UNIMEP (2007-2011); docente de Tempo Parcial na CEH-Atenas, em Paracatu/MG (desde 2012). Recebeu da Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG) o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora (2000); recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais o título da Ordem do Mérito Educacional - Grau de Honra ao Mérito Educacional (2000). Tem experiência na área de administração, com ênfase em gestão universitária; atua principalmente nos seguintes temas: História das IES metodistas, educação, gestão com pessoas, organizações, protestantismo, educação em Minas Gerais, socialismo e metodismo. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e de Gestão com Pessoas - GEOGEP, certificado pela UNIMEP e pelo CNPQ (desde 2007). Tem experiência na área de administração, com ênfase em gestão universitária; atua principalmente nos seguintes temas: História das IES metodistas, educação, gestão com pessoas, organizações, protestantismo, educação em Minas Gerais, socialismo e metodismo. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e de Gestão com Pessoas - GEOGEP, certificado pelo UNIMEP e pelo CNPQ (desde 2007)

Downloads

Publicado

29/09/16

Edição

Seção

Artigos