VALIDAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE COMPORTAMENTO COMPULSIVO DE COMPRA E CONSUMISMO

Marcelo da Silva Schuster, Valéria da Veiga Dias, Luciana Flores Battistella

Resumo


O presente artigo objetiva validar duas medidas de mensuração, uma de comportamento compulsivo e outra de consumismo e posterior verificação da relação entre elas. Além disso, verificou a interpretação das questões das escalas por gênero, visto que há indícios de diferenças na percepção e no comportamento entre homens e mulheres. A metodologia incluiu a aplicação de uma survey online para 319 pessoas e análise por meio de equações estruturais multigrupo. Verificou-se que o comportamento compulsivo de compra não possui relação de causalidade com o consumismo. O pressuposto de que o comportamento compulsivo é maior nas mulheres não se confirmou nessa amostra e o consumismo é igual para homens e mulheres. As duas escalas foram validadas e a análise comprovou diferença na percepção de variáveis por gênero, indicando que essa metodologia auxilia na identificação de pontos não verificados em análises estatísticas

Palavras-chave


Compulsivo, Consumismo, Validação, Multigrupo, Gênero

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N3ART3334

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2