O POLO DA MODA EM BELO HORIZONTE: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO BARRO PRETO

Felipe Gouvêa Pena, Talita Soares Martins, Laureane Leopoldino de Oliveira, Alexandre de Pádua Carrieri

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise histórica do polo da moda localizado no bairro Barro Preto em Belo Horizonte, pelas memórias de pessoas que fazem e fizeram parte do seu cotidiano. Em uma abordagem qualitativa, foram feitas entrevistas semiestruturadas com funcionários, gestores, empresários e moradores da região. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para compreender, por meio das narrativas, o percurso histórico do Barro Preto no transcorrer dos anos.  Este, antes caracterizado como um bairro operário passou por mudanças em seu cotidiano que impactaram em seu espaço, nas relações entre os sujeitos, na gestão dos negócios, no perfil dos clientes, na competitividade e na manutenção do que já foi considerado um “grande polo da moda”. O presente artigo, ao utilizar a perspectiva histórica aliada ao cotidiano, possibilita a compreensão das singularidades que permeiam a gestão dos negócios ordinários que sustentam o polo da moda em Belo Horizonte.


Palavras-chave


Organizações

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N4ART3160

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração FACES Journal

Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2