MODELO INTEGRATIVO SOBRE COMPORTAMENTO INFORMACIONAL EM PROCESSOS DECISÓRIOS

Autores

  • Frederico Cesar Mafra Pereira Professor do quadro permanente do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N3ART3139

Palavras-chave:

Comportamento Informacional, Necessidades, busca e uso da informação, Processo Decisório Estratégico, Fluxo Informacional, Modelo Integrativo

Resumo

Este artigo apresenta o ‘Modelo Integrativo: Comportamento Informacional para Decisões Estratégicas’, demonstrando os fluxos informacionais presentes nos processos de busca e uso da informação relacionados a processos decisórios. A fundamentação teórica se baseou em três modelos interrelacionados – um voltado para a estruturação de processos decisórios estratégicos; outro para a identificação das necessidades informacionais e processos de busca e uso da informação; e o terceiro voltado para a identificação das fontes de informação e do fluxo informacional presente nas decisões avaliadas. A principal abordagem metodológica utilizada foi o estudo do tipo ‘formulador ou exploratório’, permitindo a construção e proposição do ‘Modelo Integrativo’ com seus modelos constituintes. Como teste do modelo, foram entrevistados gestores de micro e pequenas empresas (MPE) de Belo Horizonte (MG). Os resultados demonstraram a aplicabilidade do ‘Modelo Integrativo’ e seus modelos constituintes, corroborando os procedimentos metodológicos adotados, tanto para a elaboração do modelo, quanto para a pesquisa realizada.

Biografia do Autor

Frederico Cesar Mafra Pereira, Professor do quadro permanente do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação (ECI-UFMG), Bacharel em Economia (FACE-UFMG), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (CEPEAD-UFMG). Atuo como professor permanente do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), e como professor convidado em cursos de MBA, Especialização, Programas Executivos e Mentorias na Fundação Dom Cabral (FDC), IBMEC-MG, IEC PUCMinas e ECI-UFMG.

Downloads

Publicado

29/09/16

Edição

Seção

Artigos