THE TRANSACTIVE MEMORY SYSTEM AND GROUP LEARNING

Autores

  • Marcelo Ribeiro Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Claudio Cesar da Silva Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Letícia Rodrigues da Fonseca Centro Universitário do Sul de Minas
  • Luiz Carlos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N2ART3098

Palavras-chave:

Recursos Humanos

Resumo

The objective of this article lies in the understanding of the learning process that occurs in cross-functional groups in automotive companies in light of the Transactive Memory System (TMS). The specific objectives describe the working methodology applied for the operation of multifunctional groups and its relation to learning; the main factors that facilitate group learning and the moments which there was evidence of group learning. The research methodology used is qualitative and exploratory approaches due to the fact those approaches has been less explored in the academic environment. Two different organizations were investigated: the first one is a multinational which works with a strategy of offering complete innovation product, and the other with strategy of offering incremental innovative products for the automotive industry. The results indicated that the fact TMS acts as an important facilitator of group learning.

Biografia do Autor

Marcelo Ribeiro Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Escola de Administração e Negócios da UFMS; Doutor em Administração; Exerce a função de Chefe da Coordenadoria de Educação a Distancia da UFMS; ministra as disciplinas de gestão de pessoas, gestão de pessoas no setor público, comportamento organizacional e teorias da administração; participa do grupo de pesquisa Estudos Observacionais em administração, em parceria com a UNIFESP, registrado no CNPq.

Claudio Cesar da Silva, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor da área de Administração da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da UFMS
Exerceu as funções de direção e assessoramento superior na UFMS. Atualmente é Chefe da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFMS e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na UFMS. Participa como membro do Grupo de Pesquisas 'Estudos Observacionais no Processo de Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Administração', registrado no Diretório do CNPq e certificado pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Letícia Rodrigues da Fonseca, Centro Universitário do Sul de Minas

Graduada em Ciência da Computação e Administração; Especialista de Gestão de Tecnologias da Informação; Mestre e Doutora em Administração; Professora Universitária e Coordenadora dos Cursos Superiores Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bacharelado em Sistemas de Informação, oferecidos pelo Centro Universitário do Sul de Minas.

Luiz Carlos da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente é Analista de tecnologia da informação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professor do Curso da FATEC/SENAI no Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, e também Professor voluntário (colaborador) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

30/06/16

Edição

Seção

Artigos