Articulação de Stakeholders e Estratégias no Setor Turístico Brasileiro: uma Investigação em Localidades

Benny Kramer Costa, Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, Viviane Celina Carmona

Resumo


O presente artigo visa compreender de que forma se processa a inserção e o envolvimento dos stakeholders nas estratégias existentes na atividade do turismo. Para tanto, utilizou-se como referencial a teoria dos stakeholders. A partir da abordagem qualitativa, o trabalho realizado enquadra-se como sendo uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, utilizando-se o método de estudo de casos múltiplos. Conclui-se que o processo de desenvolvimento do turismo tem estreita relação com o papel dos diversos stakeholders, cuja perspectiva é necessária se compreender em prol do alcance do desenvolvimento, contemplando as dimensões econômica, social e ambiental e competitiva.

Palavras-chave


Estratégia

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N3ART3078

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2