DIMENSÕES DE VALORES PESSOAIS INSTRUMENTAIS E TERMINAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E TAILÂNDIA

Autores

  • Francine Veloni Gervazio Universidade de São Paulo
  • Janaina de Moura Engracia Giraldi Universidade de São Paulo
  • André Lucirton Costa Universidade de São Paulo
  • Adriana Cristina Ferreira Caldana Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2016V15N1ART3007

Palavras-chave:

cultura, valores pessoais, Brasil, Tailândia, Rokeach Value Survey

Resumo

Este artigo buscou identificar quais são as semelhanças entre dimensões de valores de tailandeses e brasileiros. Através do método de pesquisa descritiva, foi aplicado um questionário contendo valores pessoais instrumentais e terminais baseados na Rokeach Value Survey em amostras de estudantes brasileiros e tailandeses. Por meio de uma análise fatorial e da ordenação das dimensões encontradas foram buscadas semelhanças entre as estruturas de valores dos brasileiros e tailandeses. Como resultado, foi verificado que as dimensões de valores instrumentais são agrupadas de maneira semelhante nos dois países e de forma parcialmente semelhante com relação aos valores terminais. No entanto, com relação à ordenação das dimensões, em ambos os casos, os resultados obtidos não foram semelhantes. Apesar das diferenças encontradas, traços evidenciados na análise da amostra tailandesa como a busca do prazer e excitação pela vida estão intimamente ligados à cultura e cotidiano do brasileiro.

Biografia do Autor

Francine Veloni Gervazio, Universidade de São Paulo

Bacharela em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Universidade de São Paulo (USP).

Janaina de Moura Engracia Giraldi, Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto(FEA-RP), Universidade de São Paulo.

André Lucirton Costa, Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto(FEA-RP), Universidade de São Paulo.

Adriana Cristina Ferreira Caldana, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto(FEA-RP), Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

05/07/16

Edição

Seção

Artigos