TEORIA DO PROSPECTO: EVIDÊNCIAS APLICADAS EM FINANÇAS COMPORTAMENTAIS

Autores

  • Thiago de Sousa Barros
  • Israel José dos Santos Felipe Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N4ART2934

Palavras-chave:

Finanças Comportamentais, Teoria dos Prospectos, Risco

Resumo

As Finanças Comportamentais tem sido uma via alternativa para a compreensão da realidade econômica e financeira através de um viés mais abrangente, contrapondo alguns paradigmas e preceitos das Finanças Tradicionais e seus respectivos modelos. Em face disso, este artigo analisa elementos fundamentais das finanças comportamentais e, para este efeito, utiliza a Teoria do Prospecto, pesquisa empírica desenvolvida por Kahneman e Tversky (1979), para investigar a manifestação dos efeitos certeza, reflexo e isolamento no processo de decisão por parte dos agentes e a influência do gênero nas questões relacionadas às perdas e exposição ao risco. Assim, através de uma pesquisa de campo, foram aplicados questionários numa amostra de 150 discentes do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Ouro Preto e os dados foram tratados através de estatística descritiva e um teste não paramétrico (Qui-Quadrado). Os resultados confirmam empiricamente a existência dos três efeitos preconizados na Teoria do Prospecto e as influências de vieses cognitivos ao longo do processo decisório por parte dos agentes, além de evidenciar diferenças importantes quando da separação por gêneros, já que as mulheres, em determinadas ocasiões de ganho, mostraram-se mais avessas ao risco que os homens.

Biografia do Autor

Thiago de Sousa Barros

Doutorando em Administração (área de concentração em Finanças) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), é mestre e especialista em Contabilidade e Finanças pela Faculty of Economics of the University of Coimbra (FEUC), com graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e aperfeiçoamento em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro da American Finance Association (AFA), da Association Française de Finance (AFFi), da African Finance and Economic Association (AFEA), do Núcleo de Pesquisa em Economia, Finanças e Métodos Quantitativos (NPEFM/UFOP) e da American Diplomatic Mission of International Relations (Admir). É também revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais, e possui experiência em empresas como Vale S.A., Mineração Onça Puma (subsidiária das canadenses Inco Limited e Canico Resource), Nestlé do Brasil e Oi Telecomunicações. Atualmente, é Professor Assistente do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Ouro Preto e atua nas seguintes áreas: Finanças Corporativas Internacionais, Contabilidade Financeira e Análise de Investimentos

Israel José dos Santos Felipe, Universidade Federal de Ouro Preto

Coordenador do curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Professor do Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais DECEG/ICSA. Doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP). É Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN - linha de pesquisa: Finanças) e Especialista em Administração Financeira pela Uni-RN (FARN/LEGRN). Integrante do Observatório da Inovação Financeira (FGV/EAESP), Pesquisador do grupo de estudos e pesquisas em Economia, Finanças e Métodos Quantitativos (NPEFM/UFOP), Economia Aplicada e Desenvolvimento Econômico (EADE/UFOP) e do Grupo de Pesquisa em Finanças (UFRN). Autor e revisor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Interesse de estudos e pesquisas em: Finanças Corporativas; Mercado Financeiro; Educação Financeira; Finanças Comportamentais; Análise de Séries Temporais e Métodos Econométricos em Administração.

Downloads

Publicado

05/07/16