BETWEEN CENTRALISATION AND DECENTRALISATION OF PRODUCT DEVELOPMENT IN MULTINATIONAL CORPORATIONS: RECENT TRAJECTORIES IN BRAZILIAN SUBSIDIARIES OF CAR ASSEMBLERS

Flávia Consoni, Ruy Quadros

Resumo


O objetivo deste artigo é fazer uma análise acerca da natureza, volume e extensão das atividades de desenvolvimento de produtos realizadas pelas subsidiárias das montadoras de auto veículos instaladas no Brasil. Baseado em entrevistas junto a todas as montadoras de automóveis instaladas no Brasil, a primeira constatação é que essas empresas apresentam uma forte inclinação ao desenvolvimento de atividades ligadas à adaptação dos veículos às condições locais e ao desenho de derivativos de plataformas globais. Contudo, foi possível identificar uma recente e crescente tendência ao desenvolvimento local de produtos globais, sob coordenação da engenharia automotiva brasileira. Não obstante, este cenário tende a ser bastante heterogêneo, podendo ser identificadas distintas estratégias de produto entre as subsidiárias no Brasil, com diferentes implicações para a capacitação da engenharia automotiva brasileira.

Palavras-chave


Industria automobilística

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2004V3N1ART29

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração FACES Journal

Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2