O CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS DE ESTRATÉGIA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Eduardo Guedes Villar Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N4ART2819

Palavras-chave:

Ensino, Administração, Estratégia.

Resumo

Nesta pesquisa objetivou-se compreender o conteúdo das disciplinas de estratégia nos programas stricto sensu em Administração no Brasil. Como base teórica, exploraram-se o corpo de conhecimento em estratégia e o desenvolvimento desta disciplina no país. Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso coletivo de 27 programas brasileiros de pós-graduação stricto-sensu, com a participação de 29 docentes das disciplinas de estratégia. Empregaram-se entrevistas e análise documental de planos de ensino. Notou-se que as disciplinas de estratégia são caracterizadas pela variedade de livros e artigos empregados e uso preferencial de material de língua inglesa. Essa diversidade pode ser um indicativo de um ensino de estratégia parcializado, sem uma identificação comum sob o ponto de vista de conteúdo entre as disciplinas de estratégia dos programas pesquisados.

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Publicado

05/07/16