ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE CONSUMO DE STATUS (SCS) PARA USO NO CONTEXTE BRASILEIRO

Suzane Strehlau, Francisco Aranha

Resumo


O Brasil tem se destacado no mercado dos bens de Iuxo, que tem no status um dos seus principais componentes. Este artigo relata a adaptação e validação, para usa no contexto brasileiro, de uma escala auto declarativa e concisa de medição de consumo de status, conhecida como SCS (Status Consumption Scale). Originalmente desenvolvida par Eastman (1999) nos Estados Unidos, a escala possibilita a utilização do conceito de status par pesquisadores e profissionais de marketing de forma mais precisa e sistemática. Para o processo de adaptação e validação, foram aplicados 385 questionários a estudantes de cursos de graduação na cidade de São Paulo. Os resultados mostraram-se amplamente satisfat6riost confirmando a validade interna da escala e sua confiabilidade também para o caso de consumidores brasileiros.

Palavras-chave


Comportamento do consumidor, status, escalas, consumo

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2004V3N1ART28

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2