VALORES RELATIVOS AO TRABALHO: TESTANDO A INVARIÂNCIA E AS DIFERENÇAS DE MÉDIA ENTRE OS GÊNEROS

Autores

  • Ani Caroline Grigion Potrich Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria
  • Taís de Andrade Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N4ART2647

Palavras-chave:

Valores Relativos ao Trabalho, Modelagem de Equações Estruturais, Invariância, Diferenças, Gênero

Resumo

Este estudo tem como objetivos desenvolver um modelo de valores relativos ao trabalho, testar a invariância do modelo de mensuração e avaliar a existência de diferenças entre os gêneros. Para tal, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo do tipo survey. O instrumento preenchido por 958 discentes foi baseado na Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R) de Porto e Pilati (2010) composta por seis fatores. Considerando o modelo proposto e através da modelagem de equações estruturais, encontrou-se que o modelo de mensuração é variante entre os gêneros. Ao estimar as diferenças de média, constatou-se que os indivíduos do gênero feminino demonstram maior importância aos fatores Autodeterminação e Estimulação, Universalismo e Benevolência, Realização e Poder do que aqueles do gênero masculino, sendo o fator Poder o que apresentou a maior diferença significativa entre os grupos. Tais resultados sugerem a relevância de se considerar os valores como variáveis promissoras para a compreensão de perspectivas subjetivas em relação ao comportamento dos indivíduos nas organizações, podendo contribuir para o seu planejamento.

Biografia do Autor

Ani Caroline Grigion Potrich, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM (2013). Pós-Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração Financeira, com ênfase em Finanças Comportamentais. Atuando principalmente na gestão administrativa, gestão financeira e finanças comportamentais, tendo como tema principal de pesquisa a alfabetização financeira.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora associada do Departamento de Ciências Administrativas e Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas e Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Taís de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

Professora assistente da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Silveira Martins.

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Publicado

05/07/16