A CIDADANIA CORPORATIVA E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA NO VAREJO

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto UFMG
  • José Edson Lara UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2003V2N2ART26

Palavras-chave:

Responsabilidade social, Cidadania corporativa, Marketing societal, Lealdade dos clientes, Comprometimento dos funcionários

Resumo

O tema da cidadania corporativa tem recebido substancial interesse a partir da última década. Apesar disso, poucas pesquisas têm procurado investigar se práticas consideradas socialmente responsáveis podem ser adotadas como um instrumento de marketing para as empresas. Assim, realizou-se um estudo envolvendo 208 empresas do setor varejista com o propósito de investigar em que grau a adoção de práticas de cidadania corporativa Impacta o comportamento dos clientes e funcionários das organizações. A pesquisa é baseada em estudos de Maignan E Ferrell (2001) e lança mão da teoria dos stakeholders para caraderlzar os atores sociais que seriam alvo das ações de cidadania corporativa. Para atingir os objetivos propostos foi utilizada aanálise do coeficiente de Pearson. Os resultados indicaram que a adoção de práticas de cidadania corporativa impacta fracamente a lealdade dos clientes, mas moderamente o comprometimento dos funcionários.

Biografia do Autor

Marcelo de Rezende Pinto, UFMG

José Edson Lara, UFMG

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Publicado

31/12/03

Edição

Seção

Artigos