A CIDADANIA CORPORATIVA E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING: UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA NO VAREJO

Marcelo de Rezende Pinto, José Edson Lara

Resumo


O tema da cidadania corporativa tem recebido substancial interesse a partir da última década. Apesar disso, poucas pesquisas têm procurado investigar se práticas consideradas socialmente responsáveis podem ser adotadas como um instrumento de marketing para as empresas. Assim, realizou-se um estudo envolvendo 208 empresas do setor varejista com o propósito de investigar em que grau a adoção de práticas de cidadania corporativa Impacta o comportamento dos clientes e funcionários das organizações. A pesquisa é baseada em estudos de Maignan E Ferrell (2001) e lança mão da teoria dos stakeholders para caraderlzar os atores sociais que seriam alvo das ações de cidadania corporativa. Para atingir os objetivos propostos foi utilizada aanálise do coeficiente de Pearson. Os resultados indicaram que a adoção de práticas de cidadania corporativa impacta fracamente a lealdade dos clientes, mas moderamente o comprometimento dos funcionários.

Palavras-chave


Responsabilidade social; Cidadania corporativa; Marketing societal; Lealdade dos clientes; Comprometimento dos funcionários

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2003V2N2ART26

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2