ACULTURAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO EM AQUISIÇÃO INTERNACIONAL NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Autores

  • Bruno de Oliveira Carvalho Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Editinete André de Rocha Garcia Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Fabiana Pinto de Almeira Bizarria Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Leonice Holanda Alves de Melo Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte Universidade de Fortaleza - FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N4ART2597

Palavras-chave:

Aculturação. Teoria Institucional. Fusão e Aquisição. Setor Automobilístico. Framework.

Resumo

O estudo apresenta uma integração entre estágios de institucionalização propostos por Tolbert e Zucker (1998, 2010) e aculturação apresentado por Nahavandi e Malenkzadeh (1993). Analisou-se o fenômeno em uma empresa do ramo automotivo, recém-adquirida. Para tanto, foram realizadas entrevistas com catorze gestores da companhia que trabalharam no período de pré-aquisição. Com suporte em aspectos culturais e institucionais elaborou-se uma proposta no framework que foi utilizado como referência para análise dos dados. Verificam-se aspectos de culturas organizacionais distintas na empresa adquirida e adquirente. Na adquirida constatou-se um mix de percepção da própria cultura, evidenciando que não havia uma sedimentação da institucionalização. Nesse caso, o processo de institucionalização tende a mesclar as duas instituições ou reinstitucionalizar. Na adquirente, o modo de aculturação foi acentuado, indicando um elevado grau de multiculturalismo da adquirente.

Biografia do Autor

Bruno de Oliveira Carvalho, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestre em Administração

Editinete André de Rocha Garcia, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Administração pela UNIFOR

Professoara do Departamento de Controladoria da UFC

Fabiana Pinto de Almeira Bizarria, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestre e Doutoranda em Administração

Leonice Holanda Alves de Melo, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Centro de Comunicação e Gestão da UNIFOR.

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Universidade de Fortaleza - FUMEC

Professor Doutor em Administração, Titular do PPGA da Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Downloads

Publicado

10/03/15