INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES DE ENSINO: FATORES CONTRIBUINTES E DESEMPENHO

Autores

  • Favio Akiyoshi Toda Universidade Federal Fluminense
  • Jorge Ferreira Da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Angela da Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N2ART2442

Palavras-chave:

Inovação, escolas, educação, liderança, desempenho

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar a adoção de inovações sob a perspectiva de fatores internos às organizações, examinando a relação da inovação com a liderança transformacional e o clima organizacional de suporte à inovação. O método de pesquisa adotado foi a survey. A população-alvo do estudo consistiu de 358 escolas municipais do Rio de Janeiro; a amostra final consistiu de 102 escolas, tendo respondido ao questionário 1099 professores e 140 diretores. Os resultados, usando modelagem de equações estruturais, mostraram o efeito da liderança sobre o clima organizacional de suporte à criatividade e inovação, e deste, por sua vez, sobre o desempenho inovador da organização. O estudo contribui para o entendimento da inovação em organizações burocráticas e estruturas mecanísticas.

Biografia do Autor

Favio Akiyoshi Toda, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense e  Professor Colaborador do Mestrado Profissional da UFRRJ

Jorge Ferreira Da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor Titular da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Angela da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Associada da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

17/06/15

Edição

Seção

Artigos