INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES DE ENSINO: FATORES CONTRIBUINTES E DESEMPENHO

Favio Akiyoshi Toda, Jorge Ferreira Da Silva, Angela da Rocha

Resumo


O estudo teve como objetivo avaliar a adoção de inovações sob a perspectiva de fatores internos às organizações, examinando a relação da inovação com a liderança transformacional e o clima organizacional de suporte à inovação. O método de pesquisa adotado foi a survey. A população-alvo do estudo consistiu de 358 escolas municipais do Rio de Janeiro; a amostra final consistiu de 102 escolas, tendo respondido ao questionário 1099 professores e 140 diretores. Os resultados, usando modelagem de equações estruturais, mostraram o efeito da liderança sobre o clima organizacional de suporte à criatividade e inovação, e deste, por sua vez, sobre o desempenho inovador da organização. O estudo contribui para o entendimento da inovação em organizações burocráticas e estruturas mecanísticas.


Palavras-chave


Inovação, escolas, educação, liderança, desempenho

Texto completo:

PDF PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N2ART2442

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2