Aprendizagem Organizacional e suas Modalidades: Desenvolvendo a Habilidade Interpessoal nos Programas Trainees

Autores

  • Marcos Gilberto Dos-Santos Faculdade Anísio Teixeira - FAT
  • Kelly Cristina Brito-de-Jesus UNIFACS - Universidade Salvador
  • Jader Cristino Souza-Silva UNIFACS - Universidade Salvador
  • Miguel Angel Rivera-Castro UNIFACS - Universidade Salvador e FAT - Faculdade Anísio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N3ART2308

Palavras-chave:

Modalidades em Aprendizagem Organizacional, Habilidade Interpessoal, Mentoria, Aprendizagem Socioprática, Análise Fatorial Exploratória.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar quais modalidades de aprendizagem organizacional mais influenciam o desenvolvimento da habilidade interpessoal em novos gestores. As modalidades de aprendizagem organizacional identificadas na literatura incluem treinamento tradicional, leitura de textos, acesso a banco de dados, comunidades de prática, mentoria, treinamento on-the-job e interações casuais. A partir de uma metodologia quantitativa, foram desenvolvidas e validadas estatisticamente a Escala de Modalidades em Aprendizagem Organizacional (EMA) e uma escala para mensurar a habilidade interpessoal, aplicadas a trainees e ex-trainees de empresas com atuação no Brasil. A partir do uso de análise fatorial exploratória e regressão multivariada, os resultados indicam que a modalidade mentoria é a principal responsável pelo desenvolvimento da habilidade interpessoal, a qual ocorre em caráter formal e informal nesse contexto. 

Biografia do Autor

Marcos Gilberto Dos-Santos, Faculdade Anísio Teixeira - FAT

Professor no departamento de Administração e integrante do grupo de pesquisa GEDAI em Aprendizageme Inovação.

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Publicado

27/08/15

Edição

Seção

Artigos