SEMPRE CABE MAIS UM? UMA INVESTIGAÇÃO CROSS-CULTURAL DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM AMBIENTE AGLOMERADO.

Izabelle Quezado, Josimar Souza Costa, Verónica Peñaloza, Fátima Regina Ney Matos, Sofia Batista Ferraz

Resumo


O objetivo do estudo foi investigar reações do consumidor à alta densidade de loja, relacionando percepção de crowding a emoções e satisfação de compra em países com diferentes aspectos culturais: Brasil, coletivista, e Canadá, individualista. A pesquisa quantitativa, com base na escala de Machleit, Kellaris e Eroglu (1994), apresentou 367 casos analisados a partir do método de Modelagem de Equações Estruturais.  Os resultados da abordagem cross-cultural apontam diferenças significativas entre os países na influência do crowding espacial nas emoções negativas e crowding do humano nas emoções positivas.


Palavras-chave


Administração; Marketing; Comportamento do Consumidor

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N3ART2282

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2