SEMPRE CABE MAIS UM? UMA INVESTIGAÇÃO CROSS-CULTURAL DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM AMBIENTE AGLOMERADO.

Autores

  • Izabelle Quezado Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Josimar Souza Costa Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Fátima Regina Ney Matos Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Sofia Batista Ferraz Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N3ART2282

Palavras-chave:

Administração, Marketing, Comportamento do Consumidor

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar reações do consumidor à alta densidade de loja, relacionando percepção de crowding a emoções e satisfação de compra em países com diferentes aspectos culturais: Brasil, coletivista, e Canadá, individualista. A pesquisa quantitativa, com base na escala de Machleit, Kellaris e Eroglu (1994), apresentou 367 casos analisados a partir do método de Modelagem de Equações Estruturais.  Os resultados da abordagem cross-cultural apontam diferenças significativas entre os países na influência do crowding espacial nas emoções negativas e crowding do humano nas emoções positivas.

Biografia do Autor

Izabelle Quezado, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará com pesquisa de dissertação realizada na Concordia University (Montreal, Canadá) através do Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP, Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza.

Josimar Souza Costa, Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduação em Economia - Universidad de Chile (1981), Mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1991), Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1998) e Pós-doutorado Universidad de la Frontera (2013)

Fátima Regina Ney Matos, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1979), com mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2008).

Sofia Batista Ferraz, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com intercâmbio acadêmico na Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha).

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Publicado

27/08/15

Edição

Seção

Artigos