EFEITO GOVERNO E CERTIFICAÇÃO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE SOFTWARE

Autores

  • Márcia Ramos May UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Gustavo Abib UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Pedro José Steiner Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Administração
  • José Eduardo Pécora Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Sergio Bulgacov FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV/EAESP

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N2ART2240

Palavras-chave:

qualidade de software, indústria de software, certificação, MPS.BR

Resumo

Este trabalho analisa o papel do Estado brasileiro como agente influenciador das estratégias de qualidade das empresas produtoras de software no Brasil. A partir dos dados coletados entre os anos de 1995-2009, conduziu-se um estudo longitudinal quantitativo e descritivo. Foram estudadas 2.229 empresas de software. Sob a perspectiva dos fundamentos da Teoria da Agência e da Teoria dos Custos de Transação, observa-se a conscientização da necessidade de certificação no cenário internacional. A mudança significativa no perfil das empresas pôde ser observada pela adoção de modelos de certificação para o setor, em especial o MPS.BR, especificamente desenvolvidos por agências governamentais em parceria com universidades e entidades privadas. A capacitação tecnológica das empresas foi obtida por meio de subsídios e apoio governamental, como incentivo à busca da competitividade nacional e internacional.

Biografia do Autor

Márcia Ramos May, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Administração

Professora Adjunta do Curso de Administração da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná e Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Visiting Scholar na University of Southern California (USC). Atua em temas relacionados a inovação tecnológica, estratégias de inovação, tecnologia da informação e práticas de sustentabilidade.

Gustavo Abib, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Administração

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor adjunto da UFPR e atua em cursos de graduação e pós graduação, com ampla experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informações, Planejamento Estratégico e Recursos Humanos.

Pedro José Steiner Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Administração

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Master In Engineering Management - Florida Institute Of Technology (1983), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). e estágio Senior pela CAPES na Universidade De Lisboa - IST Instituto Superior Técnico (2013). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos, comportamento do consumidor, decisão de compra, processo decisório, estratégias empresariais, pesquisa de mercado e redes neurais.

José Eduardo Pécora Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Administração

Professor do Departamento de Adminstração Geral e Aplicada da UFPR, possui doutorado em Administração de Empresas (2008), pelo departamento de operações e sistemas de decisão na Université Laval no Canadá, mestrado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Tem experiência na área de Pesquisa Operacional, com ênfase em Matemática Discreta e Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: hibridação de métodos heurísticos com técnicas de programação inteira mista, otimização combinatória e aplicações das técnicas de pesquisa operacional à problemas industriais reais, redes logísticas, supply chain e administração da produção.

Sergio Bulgacov, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV/EAESP

Professor Adjunto da Fundação Getúlio Vargas - SP. Participa dos cursos de doutorado, mestrado e graduação em Administração. Coordena o Grupo de Pesquisa Estratégia e Análise Organizacional. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP. Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na University of Birmingham - Inglaterra. Participou da comissão de criação do ENEO e 3Es e Coordenou a Divisão de Estratégia da ANPAD. Foi membro da Comissão de Avaliação da CAPES durante o período 1997-2009. É membro do Comitê de Assessoramento de Administração, Contábeis e Economia do CNPq até 2014. Atua nos seguintes temas: Estratégia e Análise Organizacional; Conteúdo, Processo e Resultados Estratégicos; Estratégias de Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas e Desenvolvimento Inter-Organizacional e Local.

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Publicado

07/10/14

Edição

Seção

Artigos